Luz Intensa Pulsada

IMG_20151015_141401617

MATÉRIA SOBRE LUZ INTENSA PULSADA

A tecnologia da Luz Intensa Pulsada (IPL) representa o mais recente avanço nos tratamentos existentes para a correção de uma variedade de imperfeições da pele, tais como, sinais de envelhecimento, manchas, rugas, vasos sangüíneos, acne, rosácea e ainda leva a formação de colágeno. Ela também oferece uma opção não invasiva que pode ser programada de acordo com cada tipo de pele. É um procedimento que combina laser e a tecnologia de luz intensa pulsada para remoção de manchas e rejuvenescimento facial por estimular o colágeno e fibras elásticas da pele. Indicado para a remoção de manchas de pele do rosto, das mãos, do braço e do colo, além de pequenos vasinhos. Pode ainda amenizar olheiras. Também é eficaz para rejuvenescimento em casos de pescoço vermelho (poiquilodermia).

Este novo procedimento é denominado Fotorejuvenescimento. A Luz Intensa Pulsada age em dois níveis da pele: profundo e superficial. A aplicação superficial consegue uma redução significativa de manchas como melanoses, sardas, pigmentações dos mais diversos tipos, a maioria devida à exposição ao sol, e de vasos na região do nariz e de todo o rosto, assim como áreas vascularizadas extensas (manchas avermelhadas). Além do rosto, podem ser tratados pescoço, colo e mãos, de forma muito eficaz.

A aplicação profunda estimula o colágeno, ao transmitir energia às camadas e tecidos profundos. Esta aplicação consegue uma redução das irregularidades dos tecidos, rugas, cicatrizes de acne, e outras marcas e melhora acentuada da textura da pele. Também sendo indicada para alguns tipos de estrias com resultados excelentes.

Vários são os fatores que levam, ao longo da vida, a pele vá adquirindo uma aparência mais envelhecida. Os sinais da idade estão relacionados à genética pessoal, aos danos solares, stress, insônia, maus hábitos como tabagismo e ingestão de bebida alcoólica, nutrição inadequada.

Embora existam atualmente inúmeros tratamentos para a melhora destas condições, desde cremes até intervenções cirúrgicas, os especialistas sempre buscaram procedimentos que geram grandes melhoras com poucos efeitos colaterais, sem riscos e sem que o paciente tivesse a necessidade de se ausentar de suas atividades rotineiras.

Como funciona? A energia luminosa do ICON penetra as camas superficiais da pele e chega até a derme (onde estão as fibras elásticas e colágenas). Com isso, estimula o colágeno a produzir ainda mais fibras elásticas e a melhorar a sustentação da pele. Com a pele mais firme nota-se uma melhora da flacidez, do viço, fechamento dos poros, atuando na eliminação dos “vasinhos” e das manchas. A luz intensa age em dois níveis: profundo (responsável pelo combate aos sinais de envelhecimento) e superficial. Esta última aplicação atinge os depósitos de pigmentos das manchas e elimina a concentração no local. Para evitar a dor, a pele é resfriada por um sistema acoplado ao cristal.

Que pessoas deveriam realizar esse tratamento? Mulheres e homens com pele envelhecida, seca, rugas finas, manchas e vasinhos no rosto. Este tratamento melhora de forma geral a condição da pele suavizando-a e rejuvenescendo-a. Locais mais comuns: rosto, pescoço, colo, braços e mãos. Tem excelente resultado para retirar manchas de mãos.

Quantas sessões são necessárias? São necessárias de 3 a 4 sessões de aproximadamente 20 minutos. Estas sessões se realizam em média com intervalos de 4 semanas ou de acordo com a indicação médica. A quantidade necessária de sessões dependerá da capacidade de resposta que cada cliente tiver ao tratamento.

Quando os resultados aparecem? Os resultados começam a aparecer a partir de 15 dias, porém após 6 meses se observa o resultado final da fabricação de colágeno e possui duração de quase 2 anos. Mínimo de 3 sessões.

Quais os aparelhos mais indicados e registrados? A técnica é aplicada através de um aparelho chamado ICON, que distribui a luz sobre a pele, de acordo com a correção a ser feita. Durante o procedimento, ocorre troca de ponteiras, ajuste do computador e de filtros específicos de luz, desta forma, deve ser realizado, somente, por dermatologista experiente e habilitado para tal. Além das ponteiras de formação de colágeno, retirada de manchas e de vasos, também apresenta ponteira para tratamento de acne, rosácea, eliminação de pêlos finos e claros.

Conforto e segurança superiores durante todo o tratamento porque as ponteiras
de safira resfriadas protegem a epiderme.

A tecnologia mais avançada para tratar a pele em medicina estética é a LIP* (Luz Intensa Pulsada*), cujo nome comercial é ICON. De acordo com a dermatologista Dra Maura Bressan a LIP* proporciona um visível rejuvenescimento da pele, suavizando as indesejáveis rugas, manchas e vasos. Outro benefício da LIP* é estimular a produção de colágeno, o principal responsável pela firmeza e tônus da pele. Para se obter um resultado ainda melhor, a médica indica técnicas como os já consagrados preenchimentos faciais e a toxina botulínica, que, associados à L.I.P.*, deixam a pele mais lisa, clara e firme. “Quando associamos diferentes técnicas no tratamento da pele, conseguimos melhorar vários aspectos simultaneamente”, explica a Dra.

Outras Vantagens: A LIP* representa a evolução do laser. Além de devolver o tônus e o viço à pele e suavizar manchas e rugas, ela também elimina marcas de expressão, capilares rompidos (aqueles vasinhos avermelhados que aparecem no rosto), marcas de acne ou catapora, poros abertos e sardas. A tecnologia LIP* é a única que proporciona uma melhora prolongada e efetiva da textura e vigor da pele, assim como de sua coloração.

Orientações Gerais:

 

  • É um tratamento de rejuvenescimento global com luz intensa pulsada.
  • Está indicado no tratamento de alterações vasculares (telangiectasias e rosácea) e pigmentares (manchas marrons, sardas e demais danos solares) e envelhecimento do rosto, mãos, colo e pescoço.
  • Deve ser evitado durante a gravidez, com o uso concomitante de medicamentos fotossensibilizantes e se o paciente estiver bronzeado.
  • Para o tratamento completo, deve-se realizar uma média de 4 sessões, com 1 mês de intervalo entre elas.

Cuidados Pré-tratamento:

  1. Durante 4 semanas evitar exposição solar ou bronzeamento artificial.
  2. Em caso de paciente com história de herpes facial deve tratar antes
  3. O preparo da pele neste período deverá ser feito com despigmentantes indicados pela médica.

Cuidados Pós-tratamento:

 

  • Após a aplicação poderá ocorrer, ou não, uma leve sensação de ardência e calor na área tratada.
  • Aplique compressas frias de soro fisiológico ou borrife Água Termal várias vezes ao dia até melhora dos sintomas.
  • Usar apenas sabonete neutro para lavar a área tratada pelo menos 2 vezes ao dia.
  • É importante preservar a área tratada, evitando produtos que contenham ácidos (glicólico, retinóico), hidratantes e vitamina C até a pele voltar ao normal (por 10 dias).
  • Evitar exposição ao sol e usar filtro solar de fator elevado (FPS > 45) diariamente.
  • Não retirar crostas e evitar água quente.
  • Qualquer dúvida entrar e contato com a equipe.

Dra. Maura Bressan

Médica especialista em dermatologia clínica, cosmiatria e cirurgia dermatológica pela UNICAMP.

Título de especialista conferido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dermatologista especialista pela UNICAMP.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

Dermatologista do Hospital Vera Cruz Campinas/SP

Atuação na Clínica de Dermatologia Avançada